Aplicativo Telegram |
Neste dia 21 de agosto, usuários russos do WhatsApp e Telegram enfrentaram dificuldades para acessar os serviços por meio dos aplicativos de mensagens. O serviço de monitoramento de comunicações de Moscou informou que o problema foi causado por um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS).
Além do Telegram e WhatsApp, outros serviços, como Discord, Wikipedia e Skype, também foram afetados, conforme relatado pela mídia russa.
"A interrupção está relacionada a um ataque DDoS contra operadoras de telecomunicações russas", disse o serviço em comunicado, sem especificar quem poderia ser o responsável.
Semanas antes, o YouTube passou por problemas semelhantes, com uma interrupção em massa no site de hospedagem de vídeos mais popular do mundo.
Vale lembrar que, em 2018, a Rússia começou a bloquear o acesso ao Telegram. Essa ação por parte de Moscou interrompeu vários serviços de terceiros, mas teve pouco efeito sobre a disponibilidade do Telegram na Rússia.
A empresa Meta Platforms também foi alvo de restrições. Em 2022, Moscou classificou a Meta como uma organização "extremista", resultando na proibição de outros serviços da empresa, como Facebook e Instagram, na Rússia. No entanto, os usuários ainda conseguem acessar essas plataformas por meio do uso de redes privadas virtuais, popularmente conhecidas como VPNs.
Telegram, WhatsApp, DDoS
Redes Sociais